9 benefícios de se fazer um coaching

Nos últimos anos, o mercado de coaching tem se expandido e encontrado mais profissionais e empresas que desejam aprimorar seus resultados. Apesar dessa expansão, muitas pessoas têm uma visão limitada do que é o coaching e de quais benefícios ele pode trazer. Por isso, resolvemos criar este artigo, explicando melhor o que é um coaching, os seus benefícios — tanto pessoais quanto profissionais —, destacando as evoluções que pode-se ter com um coach.

O que é o coaching?

O coaching não é uma terapia ou serviço de autoajuda, como muitas pessoas imaginam. Nem o termo “consultoria” seria apropriado para defini-lo.

Na verdade, o coaching pode ser definido como um processo em que o profissional da área  utiliza métodos e ferramentas que contribuem para potencializar o desempenho pessoal e profissional. Vale lembrar que essas técnicas utilizadas possuem comprovação científica a respeito da eficácia.

Como ele funciona?

Normalmente, um coachee (cliente) procura por um coach (profissional) quando sente a necessidade de alguma mudança, quer seja em esfera pessoal, quer seja na profissional. Cabe ao coach entender e identificar a meta principal de seu cliente e isso costuma ser feito por meio de testes de perfil, de análise comportamental e de maneira que esses objetivos se identifiquem com seus valores.

Os benefícios centrais do coaching é promover autoconhecimento, aprendizagem e, durante o processo, tanto o coachee quanto o coach, definem metas, que são acompanhadas durante as sessões realizadas semanalmente. A frequência e a duração delas podem variar de acordo com o profissional e as necessidades do cliente.

Quais são os beneficios do coaching?

Como já abordamos no início do texto, os benefícios básicos do coaching são promover o crescimento e o autoconhecimento do coachee, independentemente de ser referente a uma meta para emagrecer ou para se tornar produtivo. Esse processo proporciona diversas vantagens, entre as quais podemos citar:

Gestão do tempo

Um dos benefícios do autoconhecimento é o reconhecimento de quais tarefas não contribuem para trazer resultados e quais são os “matadores de tempo” — tarefas desnecessárias que comprometem o rendimento. Isso faz com que essas atividades sejam evitadas e o tempo, melhor aproveitado.

Aumento da produtividade

Com o tempo sendo gerido de forma eficaz, obtém-se ganhos na produtividade, visto que o tempo passa a ser direcionado para a realização de tarefas necessárias. Ainda que seja necessário lidar com atividades que não trazem, necessariamente, resultados — como retornar o telefonema pra um fornecedor — elas passam a ser melhor planejadas, para que não comprometam a produtividade diretamente.

Identificação de limites e bloqueios

Um dos grandes benefícios do coaching, que acaba trazendo outros benefícios, é o reconhecimento de limites e de bloqueios que a pessoa possui e que afetam sua vida profissional e pessoal. Quando se identifica essas limitações, é possível trabalhar para que elas sejam eliminadas — ou minimizadas — promovendo o crescimento do coachee.

Por exemplo: algumas pessoas possuem dificuldade em dizer não para as outras ou determinadas tarefas. Essa limitação pode gerar estresse posteriormente, fazendo com que o indivíduo tenha que lidar com questões que não gosta ou assumir mais compromissos do que consegue honrar.

Desenvolvimento de habilidades

Um dos benefícios do coaching é identificar os pontos fracos do coachee e o que pode ser feito para que eles sejam minimizados. De certa forma, isso significa desenvolver novas habilidades que antes não eram exploradas.

Aprimoramento de habilidades

Assim como é possível desenvolver novas habilidades, outro benefício do coaching é o aprimoramento das habilidades já existentes. Isso significa potencializar ainda mais os talentos e as qualidades que o coachee possui.

Melhora o planejamento

Com a melhoria na gestão do tempo, o coachee passa a compreender o que precisa ser feito para organizar melhor suas tarefas ao longo do dia. Com isso, questões como elaborar cronograma, definir prioridades e estabelecer metas se tornam mais simples e são feitas com mais assertividade.

Ganhos no desempenho

Com a melhoria na gestão do tempo, do planejamento e da produtividade, o resultado é ganho no desempenho e nas atividades. Esse ganho pode vir pelo aprimoramento dos resultados, do aumento da qualidade, do índice de alcance dos objetivos ou outro aspecto que esteja ligado aos benefícios do coaching.

Redução nos níveis de estresse

Gerenciando melhor o tempo e as atividades, além de obter ganhos no desempenho, permite que o coachee trabalhe ou viva com níveis reduzidos de estresse. Isso porque, em muitos casos, o estresse se origina em virtude da falta de organização da rotina, na ineficiência de alcançar resultados e de problemas em definir as prioridades.

Melhorias na qualidade de vida

Com tantos benefícios obtidos ao fazer um coaching, podemos dizer que o resultado principal — além do crescimento e do autoconhecimento — é a melhoria na qualidade de vida. Visto que organização, alcance de metas e bons resultados proporcionam bem-estar e a sensação de ser realmente produtivo.

Quais cuidados tomar ao contratar um coaching?

Apesar de ser um processo benéfico, que proporciona diversas vantagens, é preciso tomar cuidado ao contratar um coach. É preciso avaliar os preços praticados — uma vez que preços muito baixos podem significar baixa qualidade no serviço — a experiência e a formação do profissional.

Além da experiência profissional vivida pelo coach na área em que ele pretende auxiliar o coachee. Como podemos ver, os benefícios do coaching podem auxiliar as pessoas a se tornarem profissionais mais capacitados e habilidosos. Mas também contribuem de forma que o aprendizado seja colocado em prática também na vida pessoal, o que promove melhorias em várias esferas e em vários relacionamentos — profissionais, familiares e sociais.

Fonte: https://www.asaas.com/blog/9-beneficios-de-se-fazer-um-coaching/

Fale Conosco

Campos obrigatórios são marcados com *