O Poder do Coaching em Grupo para Empresas e Pessoas

Para melhor compreender o que é o Coaching em grupo vamos entender primeiramente o que é “Coaching”. Coaching é um processo com início, meio e fim, definido em comum acordo entre coach (profissional) e o coachee (cliente), na qual o coach apoia o cliente a realizar suas metas, por meio do desenvolvimento e aprimoramento de competências, como também do reconhecimento e superação de adversidade.

O Coaching em grupo é uma metodologia dentro de um conjunto abundante de ferramentas e processos, com uma vantagem poderosa de aglutinar pessoas e gerar grandes resultados. Neste processo a pessoa é encorajada a acreditar mais em suas capacidades e no poder coletivo.

Por isso, esta ferramenta de desenvolvimento tem um impacto muito positivo no processo de mudança uma vez que gera comprometimento da pessoa com os demais participantes e consigo mesma, para que sinta-se como uma peça fundamental dentro do processo de crescimento conjunto.

Quando tratamos de Coaching em grupo, seja dentro ou fora de uma organização, à gestão de mudanças e o processo de transformação; acontecem a partir do momento que cada pessoa compreende seu papel e apropria dentro do sistema em que se encontra. Portanto, quanto maior o nível de pertencimento, maior a participação e maiores os resultados.

Benefícios do Coaching em Grupo

O Coaching em grupo desenvolve capacidades coletivas, habilidades e competências que incorporam novas ideias, experiências e percepção, proporcionando um melhor equilíbrio entre diferentes personalidades que passam a contribuir com seus conhecimentos em prol do mesmo objetivo.

O processo que passa pelo coletivo, não deixa de contribuir nas questões individuais, com a associação e analise das potencialidades que cada membro do grupo possui, levando-os a impulsionar e quebrar qualquer tipo de bloqueio e crenças que possa ter, permitindo-os ser uma pessoa mais confiante, resoluto e positivo.

O conjunto de habilidades dentro de um mesmo ambiente de cocriação, onde há diferentes personalidades, em prol de um bem comum, juntamente com o processo do Coaching aplicado da maneira ajustada, contribui efetivamente as necessidades e as objeções que serão resolvidas. A aglutinação de ideias gera um nível de energia elevado que atinge cérebro permitindo novas ligações de trilhas neurais.

Assim, o grupo se programa para grandes mudanças, visando desenvolver uma estratégia apropriada e aplicável, diminuindo o espaço entre o estado atua e o desejado por meio de prática efetiva. O Coaching em grupo se faz presente no momento em que, as melhorias individuais, encontram-se diretamente ligadas às necessidades do bem comum.

No processo de Coaching em grupo há a necessidade de definir uma visão comum e compartilhá-la, inspirar e engajar as pessoas, mas principalmente, personificar um modelo, um comportamento de mudança que agregue e favoreça o grupo. Para isso, criar um avatar, como uma representação simbólica e clara, ajuda no processo de mudança e, consequentemente, a que o grupo atinja seus objetivos.

Quando o coach estrategicamente usa a metodologia de Coaching dentro do grupo, causa um efeito da consciência e inteligência coletiva, para que deste modo, todos descubram valores fundamentais para o crescimento de cada pessoa do grupo.

Onde pode ser aplicado?

O Coaching em grupo pode ser aplicado em empresas que precisam desenvolver estratégias de mudanças através do comportamento e do comprometimento de seus colaboradores. Em grupos familiares, ajudando no aumento do vínculo e afinidade familiar, reconhecendo a essência e personalidade de cada um, em busca de um relacionamento com mais equilíbrio e harmonia.

Em grupos de amigos, ajudando-se mutualmente dentro do processo coletivo, descobrindo o que há de comum e aumentando o nível da possibilidade de estar junto em busca de objetivos partilhados. Independente do tipo de grupo que o Coaching é aplicado, o objetivo é o mesmo: gerar comprometimento, pertencimento, analisar e aperfeiçoar os potenciais e habilidades de cada membro do grupo.

Vantagens do Coaching em Grupo

Dentro do processo do Coaching em grupo as vantagens são inúmeras:

Aumento da integração entre as pessoas/profissionais/líderes;
Aumento de confiança de cada membro da equipe;
Criação de uma inteligência coletiva;
Aprimorar as competências individuais e coletivas;
Resolver dificuldades interpessoais;
Quebra de crenças limitantes;
Desenvolver um ambiente aberto a cocriação;
Solucionar problemas em conjunto;
Fortalecer as forças individuais e transformar o grupo em uma energia maior;
Estabelecer vínculos;
Oportunidade de conhecer melhor o outro e expandir sua visão;
Descoberta de interesses em comum;
A atividade/tarefas/ações inserida dentro do contexto em grupo agrega um valor máximo, porque de certa maneira a contribuição de cada pessoa é primordial para que o processo aconteça, o vinculo e o pertencimento conduz a alavancar os resultados e gerar grande impacto positivo dentro da proposta a ser alcançada.

 

Por: José Roberto Marques

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-poder-do-coaching-em-grupo-para-empresas-e-pessoas/

Fale Conosco

Campos obrigatórios são marcados com *